Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Desencantos Virtuais

Criamos expectativas sobre o outro. Para mim está muito claro que ninguém é no real do jeitinho que idealizamos no mundo virtual (nem nós mesmos). A net tem sim, este poder fotoshop e "lente de aumento" que faz com que algumas das nossas qualidades fiquem mais visíveis, as vezes a beleza mais retocada e também faz aflorar muito do que gostáriamos de ser.

A meu ver, isto não é necessariamente um defeito. Se há os que refletem cópias fíéis de si mesmos, parabéns à estes, mas penso não ser a maioria...este lugar é lúdico, aqui brincamos do que somos e do que queremos ser, e cabe bastante perspicácia no outro para ler nas entrelinhas o que não escrevemos.

Realmente este espaço faz com exercitemos a nossa sensualidade, simpatia (ou antipatia), intelecto...bem mais do que na vida lá fora. Digamos ser este um espaço para experimentações.
Então, quando surgem os conflitos eu digo que quem erra somos nós, porque sendo adultos, sabemos que não há pessoas perfeitas exceto na nossa imaginação, ou perfeito para nós são aqueles cujas imperfeições batem com as nossas...

Acho que o grande desafio em um relacionamento virtual (seja de amizade ou do que for) é conseguirmos amar e/ou interagir com aquele ser pelo que ele nos mostra e também pelo que nos omitiu. Aí crescemos nós mesmos, e exercitamos o que tanto pregamos, a tal de reforma íntima.

Pois, tão fácil é amar os nossos amigos e aqueles que como eu disse antes, se encaixam nas nossas imperfeições e tão difícil aturar o outro que julgamos inimigos e ameaçadores e esquecer nosso orgulho e nossa "verdade". Sei que não perdoaríamos setenta vezes sete um engano, mas se fechar para o perdão e para o entendimento é se fechar para a paz, que é fonte do viver bem.

Digo isto sem críticas, pois estou dizendo a mim também... Hoje o meu maior desafio não é dizer que não tenho inimigos virtuais e que perdoo a todos pelo que "acho" que me fizeram...mas sim, o desafio de fazer com que esta fala seja verdadeira e meu rancor não me destrua aos pouquinhos...

(Janeiro 2007)

Um comentário:

Paulo Renato disse...

Gostaria de ser teu amigo virtual. Queres tentar?