Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Carnaval
Folia e Nostalgia

Umas das primeiras fotos minhas que lembro, foi a de uma garotinha barriguda, com os cabelos curtos e cacheados, vestida apenas com uma fralda, uma faixa de miss atravessada e uma coroa. Deve ter sido o primeiro carnaval e a primeira fantasia (não minha, mas a dos meus pais, para ser mais exata, do meu pai, o folião da dupla).

Os próximos que me recordo já foiram em guria, no salão do único clube da cidade. 4 matinês anuais, salão cheio, guaraná, vidrinho de plástico de lança perfume cheio de água...muitos confetes, serpentinas e purpurinas que davam um trabalho danado para tirar.

Os blocos Sujos invadiam as ruas e era um misto de extase com choro, pois os mascarados assustavam de verdade!

Das matinês para a noite...Ainda criança, o primeiro esboço de um carnaval mais adulto. Na ala das crianças (indo para a adolescência) no bloco mais famoso da cidade. O nome era FLOR do MAL. Auge dos anos 70. A fantasia era de algodão crú com uma flor vermelha que fazia alusão à verdadeira flor do mal que já adentrava o coração dos jovens e procupava as famílias.

Logo os clubes foram fechando as portas...o carnaval (ou a caricatura dele) deslizou para as praias, os batuques e o axé passaram como tratores em cima da fantasia e o calendário virou finalmente para um tempo de pouca fantasia...

Na adolescência, ainda nos bailes de clube, inevitáveis paqueras de carnaval...hawaianas, colombinas, índias, marinheiras...rolos de fantasias a deslizar por uma parada de 4 dias no rélógio do tempo.
Beijos sob o céu impecavelmente estrelado de fevereiro sob a melodia de Bandeira Branca...

Nenhum comentário: